Mais uma coluna do nosso amigo Juan Carlos!
Diego Lugano falou na Africa
Falou o grande capitão celeste Diego Lugano, após a vitória do Uruguai diante da Coréia do SulA seis meses de cumprir os 30 anos, o Diego Lugano vive a grande satisfação de ser protagonista da Copa do Mundo.
Além de suas condições de jogador de raça, adornado pelas condições próprias dos condutores dos grupos, o ex craque do São Paulo FC, é um ser humano reflexivo, com desejos de ampliar as fronteiras de seu conhecimento e sano nos juízos.
È o capitão da esperança, líder do grupo celeste que mostra uma chamativa comunhão entre seus 23 integrantes.
Na zona mista, Lugano falou para muitos colegas da imprensa, da atuação do juiz germano Wolfgang Stark.
O numero dois de Uruguai falou do campo de jogo: “o campo estava muito ruim, mas nesse sentido era ruim para os dois por igual, tinha muita areia, e nos sentimos o esforço de jogar nessa superfície. Pelos momentos parecia um jogo de Beach-soccer, havia muita areia e estava muito ruim, mas insisto, para eles também tinha as mesas condições. Foi uma grande partida, diante dum grande rival, nos fizemos as coisas por momentos muito bem e, agredimos quando tínhamos que agredir, no momento justo, como se deve jogar nas grandes competições.”
Com certeza deve haver faltado alguma coisa, como em qualquer partida de futebol baixo qualquer circunstancia. Quando fizemos o gol tão cedo, faltou ficar mais com a bola, e fazer correr o tempo um pouco mais. A falar verdade, eles nos levaram para atrais, devimos ser um pouco mais agressivos no contra - ataque e seguramente teríamos matado o jogo. Como sempre falamos, há muito para trabalhar mas fico com o que Uruguai fez bem, que foi o mais importante.”
Lugano foi perguntado por um jornalista internacional na zona mista se pensava que o grupo já chegou ao que tentava na Copa, e o capitão uruguaio respondeu que “não, continuamos com o sonho intacto, com os pés no chão cada vez mais firmes. Uruguai vem mostrando coisas boas neste Mundial, nos voltamos a ganhar o respeito do mundo futebolístico, e isso é o mais importante. Da para imaginar como está o povo no Uruguai, orgulhoso, acho que isto é só pegar o resultado do trabalho e da seriedade. Agora há que continuar com atenção, estamos nas quartas de final e queremos continuar sonhando.
“Nos sempre ficamos baixo pressão, em todo momento, na medida que avanças tem os pés mais firme no chão e olhas mais perto a possibilidade, essa é a realidade, estamos nas quartas e temos que pensar nessa batalha que temos pela frente, somos privilegiados e vamos defender esta possibilidade com as unas e os dentes.”
O craque do São Paulo FC, agora jogando no futebol turco, falou do arbitro do jogo diante da Coréia do Sul e seus erros: “o árbitro alemão prejudicou a Uruguai, não deixo que a celeste tivesse mais vantagem no jogo, e ter tranqüilidade. No primeiro tempo não foi impedimento quando Diego Pérez tirou a bola dum coreano no circulo central do campo e derivou a Luis Suárez que ficava sozinho diante do goleiro coreano, era o segundo gol. Depois não deu um pênalti claro pela mão dum coreano quando Maxi Pereira ingressou na área e deu um chapéu nele, e finalmente, no segundo tempoa falta que ele deu quando eles chutam a bola área no gol deles, eu me adiantei de cabeça com limpeza, com as mãos detrais de meu corpo para que o juiz olhara bem e não tivesse duvidas de que eu não empurrava ao jogador coreano, não sei que olhou ele.” “Na jogada que eu mais reclamo é na mão do jogador de Corea, Maxi Pereira escapava direito ao goleiro deles e seria um golaço. Não entendi as decisões dos árbitros, mas há que procurar e olhar o canto positivo: Uruguai mais uma vez mostrou personalidade, firmeza, saber impor no campo do jogo sua raça e acho que isso foi fundamental.”

--
Juan Carlos Vecino